Valores
COMPROMISSO COM O RESULTADO:
• Compromisso com os resultados da instituição e dos parceiros;
• Evoluir nossas formas de trabalhar para elevar os patamares de resultados.
CONHECIMENTO:
• Acreditar no conhecimento como fator essencial para a realização de transformações; • Buscar ter o melhor conhecimento sobre nosso negócio e sobre os negócios dos nossos parceiros.
INOVAÇÃO:
• Aplicar nossos conhecimentos, talentos e recursos para buscar novas inspirações e idéias para promover a inovação nos parceiros de negócios e no Brasil;
• Desenvolver soluções orientadas para as necessidades de hoje e do futuro.
SUSTENTABILIDADE:
• Comprometimento com o desenvolvimento sustentável dos parceiros e de nossa empresa; • Respeitar o meio ambiente, e utilizamos os recursos disponíveis de forma racional, visando a sua preservação.
TRANSPARÊNCIA:
• Agir com ética e transparência nas nossas relações, e na comunicação das nossas ações e dos resultados obtidos para a sociedade e para os parceiros de negócio;
VALORIZAÇÃO HUMANA:
• Ter o compromisso com o respeito, com o desenvolvimento e com a qualidade de vida das pessoas que participam da nossa instituição e cuidar da sociedade como se fosse um parceiro de negócio.
Atuação no ambiente dos parceiros de negócio
– Potencializar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos parceiros de negócios;
Atuar com parceiro estratégico no desenvolvimento de ambientes de negócios que incentivem as potencialidades e vocações locais, o empreendedorismo e a criação de novos parceiros. Participar da formulação e implementação de políticas públicas que beneficiem a sociedade.
– Promover a educação e a cultura empreendedora;
Propor e articular estratégias para promover o empreendedorismo. Promover a cultura empreendedora por meio de iniciativas que estimulem a sua disseminação junto à sociedade, contribuindo para a criação de novos parceiros.
Alavancadores da atuação
– Prover conhecimento sobre e para os parceiros de negócio;
Prover informações, estudos e pesquisas sobre e para os parceiros já alocados, que subsidiem a tomada de decisões estratégicas – desenvolvimento de produtos e serviços, canais de comunicação e atendimento, desenvolvimento local e setorial, encadeamento produtivo, internacionalização, oportunidades de mercado etc.
– Articular e fortalecer a rede de parceiros estratégicos;
Articular e fortalecer a rede de parceiros estratégicos nacionais e internacionais para mobilizar recursos, competências e conhecimento para apoiar o sistema de parceria na excelência do atendimento e no desenvolvimento de um ambiente propício ao crescimento do empreendedorismo e aos parceiros de negócio.
– Ter excelência no desenvolvimento de produtos, serviços e canais de comunicação e atendimento adequados aos segmentos de clientes;
Desenvolver com excelência produtos e serviços, canais de comunicação e atendimento de forma integrada e padronizada, levando em consideração às necessidades dos segmentos de clientes e as necessidades do grupo, a evolução do público-alvo, a customização em massa e abrangência e diversidades nacionais.
– Assegurar a efetividade e a transparência na aplicação dos recursos e na comunicação de resultados;
Assegurar a aplicação eficaz dos recursos por meio da excelência na gestão – organizacional, de projetos, de custos e da política de recursos próprios.
Buscar continuamente o fortalecimento da imagem do sistema de grupo, comunicando de forma transparente junto às partes interessadas os resultados obtidos para os parceiros de negócio.
Recursos
– Desenvolver e reter capital humano comprometido, motivado e com competências voltadas à inovação e à obtenção de resultados;
Investir no desenvolvimento contínuo dos colaboradores (capacitação), na contratação e retenção de talentos bem como em processos de avaliação, acompanhamento e reconhecimento do desempenho, que garantam a obtenção dos resultados.
Disseminar os valores organizacionais e estimular sua vivência e realização por todos os colaboradores e em todos os níveis do Sistema de Grupo.
– Ampliar e fortalecer a rede de fornecedores;
Ampliar e fortalecer uma rede de fornecedores com conhecimento e experiências diferenciadas, estimular a sua capacitação e certificação, para apoiar a operação e o atendimento do sistema em grupo, com excelência e responsabilidade social e ambiental.
– Ter as melhores soluções tecnológicas e de infra-estruturar para a gestão do Grupo e o atendimento dos clientes;
Ter as melhores (mais adequadas, com a melhor relação custo/benefício) soluções de tecnologias de informação e comunicação e de infra-estrutura física, para apoiar a gestão do sistema em grupo e o atendimento dos parceiros e clientes.
Processos
Soluções para as empresas parceiras.
– Ter excelência no atendimento, com foco no resultado para o cliente;
Diagnosticar e entender as necessidades dos parceiros e dos seus negócios, para propor soluções adequadas – padronizadas e/ou customizadas, presenciais e/ou remotas e de formação e/ou de consultoria. Garantir a eficácia na entrega das soluções propostas, monitorar o seu desempenho, sua aplicabilidade e seus resultados.
– Qual a importância da definição de processos para a minha empresa?
O sucesso da gestão de uma empresa pode ser dividido em duas partes simples: recursos e pessoas. Ainda que muitos gestores escolham avaliar essas duas partes separadamente, cada vez mais as empresas em franco crescimento estão percebendo a importância de analisar a gestão como um todo. Para que isso seja possível, é fundamental encarar a gestão de uma empresa como um fluxo composto por diversos processos que levam ao objetivo final: entregar um produto ou serviço de qualidade, que atraia clientes e seja altamente lucrativo. Ao se perceber isso, nota-se a importância da definição desses processos, algo muitas vezes relegado pelos gestores. Diante disso, abaixo vamos nos aprofundar em mostrar como a definição de processos pode ajudar a criar uma empresa cada vez mais lucrativa. Acompanhe:
– Eficiência do trabalho da sua equipe;
A eficiência do trabalho da sua equipe está diretamente relacionada à capacidade da sua empresa em definir os processos. Isso se dá pelo fato de que processos bem definidos evitam atrasos, retrabalho e minimizam os riscos com erros causados por colaboradores que não entendem claramente seu papel na proposição de valor do produto, serviço oferecido ou atividade a ser realizada.
Incentivar os demais gestores da empresa a mapear os processos de sua respectiva área também fará com que seus colaboradores utilizem ferramentas em prol da otimização do trabalho. Sem isso, será difícil exigir que eles tirem proveito de softwares que poderiam tornar o a rotina mais simples e as entregas mais eficiente. Ferramentas de análise de desempenho, por exemplo, apenas são eficazes se bem utilizadas e integradas ao dia a dia da empresa, algo impossível de ser feito sem uma clara definição de cada processo.
– Melhorias na qualidade do seu produto, serviço e atendimento;
Se a definição de processos ajuda os funcionários de sua empresa a trabalharem de forma mais eficiente, isso irá refletir na qualidade do seu produto, serviço ou mesmo no atendimento prestado, seja ele interno ou externamente.
Com processos bem definidos, você evita que algo de suma importância seja excluído de um processo de vendas ou mesmo no desenvolvimento de um produto. Além disso, você consegue mapear as falhas com mais facilidade, o que ajuda na melhoria do que é ofertado por sua empresa.
– Facilidade e redução de custos no treinamento de novos funcionários;
Com processos bem definidos, sua empresa terá maior facilidade em treinar novos funcionários, o que reduz o custo desta operação. Isso porque todo novo colaborador poderá avaliar o processo antes mesmo do início do treinamento, reduzindo a necessidade de tempo para o aprendizado, além de um maior aproveitamento das informações no procedimento.
Em outras palavras, o instrutor gastará menos horas do seu dia para ensinar um novo funcionário, que por sua vez, demorará um menor tempo para absorver o aprendizado e estará em operação mais rapidamente, o que também eleva a produção e, consequentemente, a lucratividade.
– Identificação de necessidade de investimento;
A partir da estruturação de processos, a sua empresa conseguirá identificar onde há mão de obra escassa, bem como a falta de tecnologia para aumentar a eficiência dos processos. Isso pode significar a necessidade de contratação de um software, por exemplo, que ajudará a ter dados mais precisos, redução de mão de obra e maior segurança nas operações empresariais.
– Como definir os processos na minha empresa;
Definir os processos da sua empresa pode ser tão trabalhoso quanto mantê-los funcionando. Inclua seus colaboradores desde o início do mapeamento, começando por aqueles que são mais fundamentais. Inicie mapeando os processos que são mais importantes. Coloque-os em prática e acompanhe, juntamente a quem os executa, a eficiência do método definido. A partir disso, comece a definir processos menores até que toda a operação esteja relacionada.
– Como deve ser um bom gestor comercial?
Além de entender sobre os processos de comercialização e gerenciais, um gestor comercial precisa conhecer estratégias de relacionamento com clientes, hábitos de consumo, operações de vendas e produtos.
Um gestor comercial possui um papel determinante dentro de uma empresa e deve, inclusive, trabalhar em conjunto com outros departamentos, como o marketing, por exemplo. Atividades que visam identificar segmentos e oportunidades para atuação, tais como os canais de comunicação, precisam ser estabelecidas junto ao gestor comercial, já que essas ações dão suporte às atividades de venda.
Outras atribuições do gestor comercial são:
– Estruturação de planos de ação para as metas de vendas;
– Visão de mercado para criação de um planejamento estratégico compatível;
– Buscar meios de maximizar lucros e minimizar custos;
– Promover treinamentos e capacitações constantes que otimizem o trabalho da equipe;
– Auxiliar no desenvolvimento de competências dos colaboradores;
– Monitorar as métricas;
– Estabelecer diretrizes que garantam o desempenho da empresa a médio e longo prazo.
– Garantir a eficácia do processo comercial é garantir que a empresa ofereça ao cliente o que havia proposto.
O processo comercial, ao contrário do que alguns podem pensar, vai além da pura comercialização e abrange todos os outros departamentos de uma organização.
Uma boa gestão comercial não tem como foco impor metas e mais metas, mas sim fazer com que todos os colaboradores entendam a importância de alcançar o que foi definido.
Esse resultado aparece quando os colaboradores abandonam a ideia de que são meras ferramentas para vender e abraçam a de serem peças fundamentais no negócio rumo ao sucesso e ao crescimento, colaborativo mundial.
“Esqueça-se de suas velhas e gastas idéias a respeito de liderança. A empresa mais bem
sucedida do futuro será algo semelhante a uma organização de aprendizagem”.
Fortune Magazine